Consumo de sementes pode causar problemas ao agricultor

A Secretaria de Agricultura está advertindo os agricultores quanto ao consumo das sementes que estão sendo distribuídas, que são exclusivas para o plantio. Postos do Deagro no interior do Estado têm recebido denúncias de que pequenos agricultores estão usando as sementes no consumo próprio e também como alimento para animais. O consumo humano e animal preocupa à Sagri porque as sementes passaram por tratamento químico especializado para o fortalecimento contra pragas e doenças.

O tratamento proporciona ao produto a certeza da germinação e uma expectativa de bom resultado na colheita. “É preciso conscientizar que os grãos possuem benefícios se plantados e não consumidos, já que o tratamento deixou as sementes imunes a doenças. O governo do  Estado investiu R$ 5 milhões e 200 mil na compra de 1.200 toneladas, com o único objetivo de fornecer um produto de qualidade para  a plantação, que certamente germinará dando uma safra quantitativa e qualitativa considerável”, disse o assessor técnico da Sagri, Pedro Calazans.

O agricultor que consumir as sementes poderá apresentar intoxicação e se permanecer utilizando forma indevida, pode apresentar complicações no sistema imunológico, fígado e estômago. “O agricultor precisa seguir as orientações e dedicar as sementes ao plantio. Só estarão prontas depois de plantadas e germinadas, quando se transformam em grãos prontos para o consumo”, finalizou o Assessor.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais