Conta de energia em Sergipe terá reajuste de 16,46%

A Energisa Sergipe informou nesta terça-feira, 19, que a  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual da tarifa, que será de 16,46% para clientes residenciais e de 16,24% na média de todas as categorias. O reajuste entra em vigor na sexta-feira, 22. Com a aplicação conjunta dos dois efeitos (reajuste a partir de 22/04 e Bandeira Verde, sem adicional na conta, a partir de 16/04), as tarifas residenciais serão reduzidas na ordem de -6%.

De acordo com a Energisa, para atenuar o reajuste neste ano, a empresa devolveu o crédito de Pis e Cofins, em valores que somam um total de R$ 62,8 Milhões a seus clientes, além de aderir ao empréstimo concedido às distribuidoras pelo Governo Federal e aprovado pela agência reguladora.

“O reajuste anual da tarifa é definido pela agência reguladora, tendo como base o contrato com a concessionária. Do total do reajuste, a parte que cabe à Energisa Sergipe responde por 4,71%, devido aos investimentos e custos operacionais. O restante, ou seja, os 11,53%, decorrem de fatores como aumento dos encargos setoriais e custos extraordinários devido à crise hídrica, a pior dos últimos 91 anos, e que obrigou o despacho de termelétricas responsáveis pela produção de uma energia mais cara”, explico a Energisa.

O cenário econômico no Brasil e no mundo também influenciou no reajuste deste ano. Na parte de encargos setoriais, a Conta de Consumo de Combustíveis de sofreu um aumento de 21% no último ano, encargo que compõe a tarifa de todas as distribuidoras do país. Este dinheiro é usado para subsidiar os custos anuais de geração em áreas isoladas do Brasil, ainda não integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Com informações da Energisa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais