Contribuinte corre riscos ao deixar IR para a última hora

0

O prazo para declarar o Imposto de Renda termina na próxima segunda-feira, 30. No entanto, muitos sergipanos vão deixar a declaração para a última hora. De acordo com a supervisora do IR 2007 em Sergipe, Rita Helena Bezerra, apenas 91 mil sergipanos, dos 160 mil esperados, já realizaram o procedimento, o que corresponde a mais ou menos 57% dos contribuintes.

Os demais, ou vão deixar para em cima da hora ou vão ter que pagar uma multa. “É importante que as pessoas declarem com antecedência, pois quem deixa para o dia 30 pode enfrentar problemas de congestionamento na rede e não conseguir completar o processo”, alerta a supervisora.

Quem está obrigado a declarar e não o fizer, além do pagamento de multa poderá ter como conseqüências o bloqueio do CPF. A ação impede, por exemplo, a movimentação de contas bancárias, a participação em concursos públicos e o recebimento de proventos de aposentadoria.

Se a multa não for paga, a situação do contribuinte piora, pois ele poderá ter o nome incluído no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e ficar impedido de fazer empréstimos. O valor da multa vai de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido.

Veja como declarar o IR

Saiba quem deve declarar o IR

Comentários