Cooperativa impulsiona produção agrícola em Indiaroba

0

Agricultores estão melhorando a produção (Fotos: Ascom/Incra)
Em Indiaroba (distante 105 Km de Aracaju), no interior de Sergipe, a iniciativa de um grupo de agricultores vem garantindo crescimento na oferta de alimentos e elevação de renda para centenas de famílias. Buscando reduzir custos, aumentar a produtividade e driblar as dificuldades de comercialização, um grupo, formado em sua maioria por assentados da reforma agrária, decidiu investir na criação de uma cooperativa.

A idéia, em pouco tempo, recebeu a adesão de centenas de trabalhadores, estendendo o projeto até a região vizinha. Batizada de Cooperativa de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Familiares de Indiaroba e Região (Cooperafir), a organização, fundada há três anos, iniciou suas atividades investindo na capacitação dos seus cooperados.

Em parcerias firmadas com instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a cooperativa ofereceu cursos e oficinas voltados, especialmente, para a melhoria da qualidade e a diversificação da produção dos alimentos, além da gestão da organização coletiva. Os bons resultados e a transformação na vida dos próprios agricultores não demoraram a aparecer.

Mais alimentos e mais renda

Com a diversificação de culturas estabelecida como base para o trabalho no campo, a atuação dos agricultores cooperados logo contribuiu para uma mudança no cenário rural da região. Reduzindo os custos de produção, com a compra coletiva de defensivos e implementos agrícolas e a racionalização do transporte dos produtos, os agricultores passaram a ocupar maior espaço no mercado.

Além de ocupar maior espaço nas feiras livres da região, os produtos da cooperativa conquistaram também outra importante via de escoamento, a indústria. Instalados em uma região conhecida pela produção de frutas cítricas, os cooperados elegeram a laranja como carro-chefe do seu leque produtivo e se transformaram rapidamente em fornecedores para algumas indústrias do estado.

Programa de Aquisição de Alimentos

Além das vendas diretas nas feiras livres e do fornecimento de laranja para a indústria, os agricultores cooperados contam também com outro importante canal para a comercialização dos seus produtos. Integrados desde o início da Cooperafir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), eles fornecem quinzenalmente dezenas de toneladas de produtos que são destinados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a creches, escolas e instituições assistenciais de Sergipe.

A
tualmente, a Cooperafir possui 540 cooperados, 400 deles assentados em projetos de reforma agrária implantados pelo Incra na região.

Com informações da Ascom/Incra

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais