Copa do Mundo contribuiu para vendas no comércio

A Copa do Mundo da África do Sul, disputada no período de 11 de junho a 11 de julho deste ano, foi um dos fatores que contribuíram para a alta de 10,2% nas vendas do comércio em maio em comparação com o mesmo mês de 2009. A conclusão veio através da Pesquisa Mensal de Comércio de maio divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segmento de móveis e eletrodomésticos teve alta de 19,5% nas vendas nesse período e respondeu por 20,1% do crescimento do comércio varejista. O aumento da massa salarial que vem ocorrendo no Brasil também contribuiu para a alta de 10,2% nas vendas de maio.

A alta de 10,2% também é reflexo do baixo crescimento do comércio em maio de 2009, mês-base da comparação. Como o mês-base teve pequeno crescimento, o aumento de maio deste ano parece ainda maior. Outros setores que contribuíram para a alta das vendas foram o de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios (8,2%), que respondeu por 25,5% do crescimento do comércio varejista, e de veículos, motos e peças (6,4%), que respondeu por 22,6% desse aumento geral.

Entre as unidades da federação, 16 cresceram acima da média em maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para Rondônia e Tocantins, com altas de 42,0% e 40,1%, respectivamente. As 11 demais cresceram abaixo da média nacional de 10,2%, com Santa Catarina (5,5%) e o Piauí (4,3%) apresentando os resultados mais baixos.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais