Copom eleva taxa básica de juros em 0,5%

0

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, elevou ontem, 16, a taxa básica de juros para 11,75% ao ano, sem viés, ou seja, sem possibilidade de aumentar antes da próxima reunião, marcada para os dias 3 e 4 de junho.

 

A decisão foi tomada por unanimidade de acordo com expectativa média da maioria dos analistas financeiros ouvidos em pesquisa semanal do BC, que verifica as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia. Os analistas apontavam para um aumento de 0,25 ou 0,50 ponto percentual.

 

O comitê entendeu que a decisão de realizar, de imediato, um ajuste maior da taxa básica de juros “irá contribuir para a diminuição tempestiva do risco que se configura para o cenário inflacionário e, como conseqüência, para reduzir a magnitude do ajuste total a ser implementado”.

 

É a primeira vez desde maio de 2005 que a taxa sofre aumento. Também chamada de Selic, porque remunera os títulos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a taxa básica de juros estava estacionada em 11,25% desde setembro do ano passado. Havia, inclusive, a possibilidade de retomada do processo gradativo de pequenas reduções, no segundo semestre deste ano.

 

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais