Cozinha Solar produzirá refeições para moradores de Socorro

Fogões foram importados da Alemanha, Índia, EUA, México e produzidos em Sergipe
Uma iniciativa pioneira em todo país começa a dar os primeiros passos em Nossa Senhora do Socorro, é a Cozinha Escola Experimental Solar (CEES). O projeto irá beneficiar famílias carentes da região oferecendo refeições diariamente e promovendo capacitações. Os fogões solares são os instrumentos para a viabilização do projeto, com tecnologias trazidas de outros países e desenvolvidas aqui no Estado.

Ao todo são 24 fogões que inicialmente produzirão 50 pratos por dia, podendo aumentar essa produção gradativamente para 100 pratos. Todos os gêneros alimentícios que servirão de matéria prima para o almoço produzido na CEES – com exceção da carne – vem de uma cooperativa de agricultura familiar do município de Indiaroba.

“Quando não tiver sol a produção será pelo modo tradicional, numa cozinha industrial montada na escola. Esta também será uma oportunidade de medir quanto vale o prato de refeição do ponto de vista ambiental e econômico”, explica o idealizador do projeto Paulo Mário, ressaltando que todo dia terá refeição, faça chuva ou faça sol.

Iniciativa  

Secretária Conceição, ex-secretária Ana Lúcia e idealizadores da CEES falaram da iniciativa
A Cozinha-Escola é projeto conjunto do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). A estruturação do projeto teve início com a ex-secretaria e atual deputada estadual Ana Lúcia, que marcou presença na inauguração ao lado da atual secretária de Inclusão, Conceição Vieira.

A iniciativa será mantida através de programas federais de Segurança Alimentar e do apoio da Seides, que pretende levar o projeto para outras localidades. A CEES atenderá exclusivamente a população local de Socorro, mas às quartas-feiras estará aberta à visitação que deverá ser agendada pelo telefone (0xx79) 8116-8734. A escola fica localizada no Mutirão do conjunto João Alves, Rua “L”, em Socorro.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais