Declaração do IR pode ser acompanhada via internet

O contribuinte que deseja verificar o andamento da sua declaração do Imposto de Renda já pode fazê-lo pela internet. O serviço, que antes dependia da presença do declarante nas unidades de atendimento da Receita, agora pode ser feito online, mas isso para quem tem uma assinatura digital.

Até o momento, estão habilitados para emitir certificações digitais apenas o Serasa, a Certisign e o Serpro, que podem emitir as identificações. O serviço, chamado Receita 222, permite a verificação dos dados cadastrais e das obrigações acessórias.

O usuário poderá também ter acesso às orientações de como efetuar a autocorreção de sua declaração para sanar pendências como irregularidades cadastrais, omissões de declarações, débitos e processos fiscais em aberto ou com exigibilidade suspensa e irregularidades de recolhimentos de tributos e contribuições federais. Para poder utilizar o serviço, o contribuinte terá que fazer uma certificação digital e-CPF (pessoa física) ou o e-CNPJ (pessoa jurídica).

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais