Defeso faz o preço do camarão aumentar no Mercado Municipal de Aracaju

A vendedora Edna acredita no aumento de vendas
Os consumidores sergipanos tiveram que se acostumar com o aumento do preço do quilo de camarão vendido no Mercado Municipal de Aracaju. Por causa do defeso – que começa no mês de dezembro e só termina no final de janeiro -, todos os tipos de camarão sofreram um aumento considerável, principalmente o camarão pistola, que aumentou de R$ 15 para R$ 25.

Segundo a vendedora e marisqueira Edna Vieira, o aumento do preço do camarão não foi suficiente para reduzir o número de vendas. “No início da semana, as vendas geralmente são baixas, mas quando chega sexta e sábado, o número de compradores aumenta bastante. Eu também cato camarão e vendo para outros vendedores, o que gera uma renda extra”, afirma.

A vendedora Adriana Santos não tem a mesma opinião que a marisqueira Edna e afirma que a baixa vendagem fez com que ela reduzisse um pouco o preço do camarão. “Até agora, as vendas estão muito baixas, vamos ver se com o tempo – quando a quantidade de camarão estiver menor – as coisas melhoram”, afirma.

A enfermeira Teresa Vilas Boas se preocupa com a variedade de camarão
A falta de variedade é uma coisa que preocupa a enfermeira Teresa Prado Vilas Boas, que compra camarão no Mercado Municipal mensalmente. “Até agora a variedade se manteve, vamos ver se até o final do mês as coisas continuarão assim”, afirma. Já o coletor de lixo Gilenilson Fiel dos Santos anda apreensivo com o aumento dos preços. “O camarão está tão caro que nem sempre sobra dinheiro para comprar, nem que seja um pouquinho. O camarão pistola, por exemplo, estava de 15 reais e aumentou para 25. Espero que os preços não subam ainda mais”, afirma.

No período de defeso, os comerciantes preferem investir nos camarões criados em viveiros, que não costumam sofrer o 

mesmo aumento que os outros. “As pessoas compram mais porque como a quantidade é maior, o preço acaba ficando mais baixo”, afirma a marisqueira Edna. “O problema é que o excesso desse camarão no mercado diminui a disponibilidade dos outros e compromete a variedade de camarão”, completa.

Por Carla Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais