Desemprego atinge a menor taxa desde 1998

A taxa de desemprego diminuiu em dezembro último, passando de 13,2% (novembro) para 12,5% da População Economicamente Ativa (PEA). Foi a menor variação desde 1998, quando teve início o levantamento. O total de desempregados foi estimado 2,532 milhões de pessoas, 135 mil abaixo do verificado em novembro.

Os números são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade). Realizada em seis regiões metropolitanas (São Paulo, Belo Horizonte, Porto alegre, Salvador, Recife e Distrito Federal).

A região metropolitana de São Paulo foi a que registrou a maior queda no desemprego (-7%), seguida de Porto Alegre (-6,0%); Distrito Federal (-5,2%); Salvador (-4,5%), Recife (-1,1%) em Belo Horizonte não houve alteração, com a taxa permanecendo em 9,8% da PEA.

O nível de ocupação ficou 0,9% maior, resultado considerado “atípico” para o período, pelos analistas econômicos do Dieese/Seade. Foram criados 159 mil empregos e 24 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho. Com essas vagas,o total de empregados aumentou para 17,6 milhões de pessoas.

As maiores chances de contratação foram criadas pelo setor da indústria (74 mil), o que representou um aumento de 2,9%. No setor do comércio foram abertos 59 mil postos de trabalho, 2,1% mais do que em novembro, e no de serviços, 20 mil vagas, 0,2% acima do período anterior. Em outros setores, houve alta de 0,4% com 6 mil empregos.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais