Distribuição de cisternas do programa Água Para Todos

(Foto: Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já instalou quase metade das 1.353 cisternas do programa Água Para Todos previstas para Sergipe neste ano. O levantamento mais recente indica que 653 reservatórios foram instalados em 14 municípios. O objetivo da Companhia é concluir a instalação das novas cisternas até o final de julho.

Para universalizar o acesso a água em Sergipe, a meta da Codevasf é instalar 4.083 cisternas em 20 municípios. Até 2013, quando foi concluída a primeira etapa do programa, 2.730 famílias haviam sido contempladas, atingindo um público superior a 13 mil pessoas.

Uma das localidades beneficiadas nesta etapa é o povoado Pedra do Cágado, no município de Propriá. A agricultora Maria de Fátima, 60, moradora do povoado, afirma que, antes de ser contemplada pelo Água Para Todos, era obrigada a comprar água na zona urbana de Propriá.

“Todo mundo tinha que encher os tonéis. Melhorou demais a nossa vida. Agora fico sossegada para plantar meu milho e meu feijão, como quase todo mundo aqui”, declara a agricultora. Antes, a população local tinha dificuldades para conseguir água. 
“Trazia da rua, carregando um garrafão de 20 litros em cima de uma bicicleta”, conta José Paulo dos Santos, 60. A aposentada Maria da Glória dos Santos, 69, fala com alegria da mudança. “A água é uma riqueza. Sem ela, a gente não faz nada. A gente agora fica de cabeça fresca, só esperando Deus mandar uma chuva e a água cair para encher essas cisternas”, diz a aposentada.

O coordenador-regional do Água Para Todos pela Codevasf em Sergipe, George Neves de Carvalho, explica que muitas famílias contempladas com os reservatórios já estão acumulando água suficiente para o período de seca. “Estamos trabalhando para concluir esse trabalho ainda no período chuvoso, para que todos os beneficiários possam encher as suas cisternas ainda nesse inverno”, diz Carvalho.

Cada cisterna possui capacidade para armazenar até 16 mil litros de água, volume suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas por períodos médios de estiagem seis meses. Em Sergipe, o programa Água Para Todos, que é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, também vai viabilizar a construção de 210 barreiros no semiárido, provendo água para a dessedentação animal.

Fonte:  Codevasf 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais