Economista fala para empresários

Professor da Universidade Federal de Sergipe, o Economista Ricardo Lacerda foi o palestrante de ontem no almoço do Fórum Empresarial, realizado no Hotel Aquárius. Ele falou sobre A Conjuntura Econômica de Sergipe, mas iniciou sua palestra dizendo que estamos vivendo o primeiro grande ciclo econômico dentro de um período democrático. O último grande ciclo econômico, nos anos 60 e 70, foi ainda co9m o país sob o regime militar.

Destacou que Sergipe tem os melhores índices econômicos do Nordeste. No caso de renda per capita familiar, por exemplo, o Brasil atinge um patamar de 592 pontos e Sergipe chega a 358. No caso da existência de miseráveis, Sergipe tem 26,6% de sua população dentro destas características, o Nordeste fica com 30,7 e o Brasil 16%.

Em termos de consumo, Sergipe é o segundo mercado do Nordeste, e a região fica com um índice de 17,7% do país. Ele disse que desde 2007, o Estado atravessa um bom índice na criação de empregos: foram mais de 10 mil postos de trabalhos criados desde então. Ele identifica, porém, algumas ameaças à nossa vida econômica, como o desdobramento da crise internacional, e um conflito federativos, resultado da revisão do Fundo de Participação dos Estados, dos royalties do pré-sal e uma reforma tributária.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais