Elber anuncia ações para incrementar turismo

Conversando com o Lojista recepciona secretário do Turismo (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Durante encontro com a classe empresarial sergipana, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, fez um balanço das ações e as perspectivas de investimentos que o Governo do Estado pretende realizar para incrementar o turismo em Sergipe, especialmente neste momento que antecede a realização, no Brasil, de dois importantes eventos internacionais: a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. A palestra de Batalha Filho foi realizada em atendimento ao convite da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju e da Federação das CDLs do Estado de Sergipe para participação do Programa “Conversando com o Lojista” realizado periodicamente pelas entidades.

Na explanação, Batalha Filho destacou as intermediações do Governo para a criação de novas linhas aéreas, saindo de Recife (PE) e de Maceió (AL) com destino ao Sudeste, passando por Aracaju. Ele informou aos empresários que na manhã desta quinta-feira, 21, esteve reunido com dirigentes da Infraero e da Trip Linhas Aéreas, momento em que se firmou importantes parcerias para incrementar o turismo. De acordo com o secretário, no encontro ficou estabelecido que, a partir do mês de agosto, Aracaju será contemplada com dois novos voos, assegurados pela Trip: Recife(PE)/Aracaju, Vitória da Coquista (BA), com destino a São Paulo; e Maceió (AL)/Aracaju, com destino a Belo Horizonte (MG).

O primeiro voo deve operar a partir do próximo mês, segundo expectativa do secretário Elber Batalha Filho. Enquanto o voo Maceió/Belo Horizonte, passando por Aracaju deve ser operacionalizado nos próximos dias. “A Trip está apenas aguardando receber a aeronave para iniciar a operação”, disse Batalha Filho. “Foram pedidos do Governo que agora começam a ser atendidos”, enalteceu o secretário.

Elber Batalha: boas perspectivos para o tursimo interno

Além destas iniciativas, o secretário anunciou outros avanços, informando que o Governo conquistou a liberação dos recursos para ampliação do aeroporto de Aracaju. O secretário garantiu, durante o encontro, que o processo de licitação para a obra de ampliação do aeroporto deverá ser deflagrada no início do próximo ano, o que, na ótica do secretário, permitirá a duplicação da capacidade de recepção de voos.

Elber Batalha explicou que Aracaju praticamente ganhará um novo aeroporto, ao dispor de um Terminal de Passageiro ocupando uma área de 40 mil m2 , bem mais ampla do que a atual, que, segundo Batalha Filho, está limitada a cerca de 10 mil m2 . “O novo aeroporto terá 700 metros de pista e a capacidade de estacionamento de aeronaves duplicada”, enfatizou o secretário, alertando que, atualmente, a área de estacionamento tem capacidade para apenas quatro aeronaves. “Com a ampliação, teremos vagas para oito aeronaves, o que duplica a capacidade de recepção de voos”, analisou o secretário durante o encontro com os empresários.

Elber Batalha também destacou iniciativas para incentivar o sergipano a conhecer seu próprio Estado. “Estaremos, ainda neste segundo semestre, iniciando uma campanha de incentivo ao turismo interno para que o sergipano conheça as potencialidades do seu próprio Estado”, disse o secretário. Já está em fase final de elaboração, segundo o secretário, projeto a ser apresentado ao governador Marcelo Déda visando tarifas especiais para os sergipanos conhecerem os atrativos turísticos do Estado, envolvendo, inclusive, escolas na perspectiva de se realizar aulas nos pontos turísticos de forma a transmitir ao alunato conhecimentos sobre a geografia do Estado. “Nossa intenção é fazer algo grandioso com descontos em tarifas, o que pode ser perfeitamente viável, especialmente na baixa estação”, avalia o secretário.

A mesa de trabalhos foi composta pelo anfitrião Samuel Shuster, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Gilson Figueiredo, presidente da Federação das CDLs do Estado, além do próprio secretário Elber Batalha e o adjunto do turismo, José Roberto de Lima.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais