Em setembro, comércio varejista recua 3,0% em Sergipe

Em setembro, comércio varejista recua 3,0% em Sergipe (Foto: Marcelle Cristinne)

O comércio varejista em Sergipe recuou 3,0% em setembro frente a agosto do mesmo ano, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, na comparação com setembro do ano passado, a queda nas vendas do varejo chegou a 11,9%. No acumulado do ano, o volume de vendas no comércio varejista recuou -0,1% na comparação com o mesmo período de 2020. No acumulado dos últimos 12 meses, houve um avanço de 0,8%.

Com este recuo, que é o terceiro consecutivo no estado, Sergipe apresentou um recuo maior do que o registrado no país (-1,3%).  Além de Sergipe, mais 24 unidades da federação registraram quedas em setembro, com destaque para Mato Grosso do Sul (-3,9%), Santa Catarina (-3,6%) e Rio Grande do Norte (-3,4%). Frente a setembro de 2020, as vendas do comércio varejista recuaram em 26 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Maranhão (-12,3%), Sergipe (-11,9%) e Rondônia (-11,8%).

Outro dado negativo para Sergipe é de sua receita nominal, que apresentou um recuo de -2,1% em setembro. Apesar disso, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um leve aumento de 1,5%. A variação acumulada nos 12 meses também é positiva, chegando a 12,5%.

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas em setembro de 2021 também foi de queda, registrando -0,8%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o recuo chegou a 4%. O índice da receita nominal também apresentou recuo de-0,2% na passagem de agosto para setembro de 2021 e em comparação com o mesmo mês do ano anterior, teve um aumento de 8,4%.
No comércio varejista ampliado, houve predomínio de resultados negativos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Maranhão (-11,5%), Amazonas (-10,9%) e Amapá (-9,4%).  Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 7 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Pernambuco (13,9%), Goiás (6,2%) e Mato Grosso do Sul (4,2%).

Fonte: Unidade Estadual do IBGE em Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais