Embrapa lança novos tipos de feijão para Nordeste

Os produtores localizados no Agreste nordestino têm agora mais opções de cultivares de feijão comum: BRS Agreste e BRS Pontal. As duas variedades serão lançadas sexta-feira, 27, durante a comemoração dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju). E para todo o Nordeste será lançado o feijão-de-corda BRS Xiquexique, que, assim como o Pontal, tem o diferencial de apresentar altos teores de ferro e zinco.

 

Essas cultivares de feijoeiro, testadas em regiões sob regime de sequeiro, têm demonstrado bons resultados devido ao seu ciclo de produção mais curto. O Agreste (semi-precoce de feijão comum e grãos tipo mulatinho) se destaca pelas suas excelentes características agronômicas como porte ereto de planta, elevado potencial produtivo e tolerância às principais doenças que atacam esta cultura.

 

Devido à alta produtividade e aos seus teores diferenciados de ferro e zinco, o lançamento do Pontal está sendo estendido para todo o Agreste nordestino. De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson Lemos de Carvalho esta cultivar pode ser usada em projetos sociais por se tratar de um material biofortificado.

 

Já o feijão-de-corda Xiquexique é indicado para todo o Nordeste, sendo voltado tanto para a agricultura empresarial (colheita mecânica) quanto para agricultura familiar (ciclo precoce e vagem no mesmo nível da folhagem). Ele tem grãos brancos e bem formados, seguindo o padrão de preferência de uma grande faixa de consumidores da região Nordeste.

 

Desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI) e validado para os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, esta cultivar tem o diferencial de apresentar altos teores de ferro e zinco, além de alta produtividade.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais