Emdagro apreende carga com oito mil galinhas

0

Carga apreendida foi sacrificada após notificação dos motoristas (Fotos: Emdagro)
Uma carga com cerca de oito mil galinhas foi apreendida nesta quinta-feira, 22, pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) na BR 101, próximo a entrada da cidade de São Cristóvão. As aves estavam em dois caminhões e vinham do sudeste, traçando a rota por Sergipe, e foram sacrificadas depois da autuação dos caminhoneiros.

A apreensão, de acordo com a diretora de defesa do órgão, Salete Dezen, foi realizada porque a carga não possuía qualquer documentação que comprovasse a legalidade, bem como a sanidade dos animais. “A medida foi necessária porque essas aves são de descarte, ou seja, não produzem mais ovos e vão para o abate. Elas não podem entrar no Estado porque elas podem trazer doenças que não temos por aqui”, explica.

Caminhões não tinham qualquer documentação
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina por uma unidade móvel da Emdagro. Isto porque os caminhões não haviam passado por nenhuma das fronteiras onde o órgão também possui unidades de fiscalização. Além da autuação, os caminhoneiros também foram penalizados, inclusive, com o pagamento das despesas de sacrifício das aves. No total, a multa aplicada foi de pouco mais de R$ 8 mil.

Ainda segundo Salete Dezen, esse tipo de ocorrência é comum no Estado. Há menos de um mês uma carga com pouco mais de 7 mil galinhas também foi apreendida. “Esta é a forma de preservarmos e garantirmos a sanidade do plantel agrícola do Estado”, comenta a diretora da Emdagro.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais