Emgetis e Banese compartilham Sala Cofre Backup

Cumprindo diretriz governamental que aponta a necessidade de uso compartilhado dos recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como forma de aperfeiçoá-los, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) – e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) firmaram um termo de cooperação técnica para o uso compartilhado da Sala Cofre Backup da instituição financeira. A ação propiciará, entre outras medidas, a hospedagem de equipamentos do Data Center do Governo de Sergipe.

A Sala Cofre, que já se encontra na fase final de instalação, conta com acesso físico isolado e controlado por biometria. O espaço é um ambiente estanque, testado e certificado, que protege o Data Center contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo. Internamente, as áreas são separadas fisicamente, com controle de acesso independente. Além disso, o espaço é dotado de uma infraestrutura de energia e climatização redundante.

Segundo o diretor de Tecnologia da Emgetis, Milson Barreto, a cooperação técnica estabelecida com o Banese – baseada em política de governo que recomenda o uso compartilhado de recursos técnicos – propiciará uma economia financeira considerável que poderá ser melhor aproveitada em áreas sociais. “A Sala Cofre funcionará como um blade Center e hospedará os equipamentos mais novos: servidores e storages baseados em tecnologia blade. Todos de missão crítica ou vinculados ao processamento das mais importantes informações e sistemas do governo. O principal resultado do projeto é assegurar mais segurança e disponibilidade às informações e aos sistemas críticos do governo”, detalha o diretor.

Milson Barreto destaca ainda que a estrutura instalada na Emgetis não será desativada.  “Os servidores mais antigos ainda em produção, os equipamentos de Telecom integrantes do Core da Rede Governo [núcleo de comunicação] e o mainframe, continuarão em funcionamento no atual Data Center”, afirmou. A parceria prevê também a interligação entre as instituições, por meio de fibra ótica, o transporte (moving) dos equipamentos, a cessão de um bloco de endereçamento Internet Protocol (IP), um sistema de conexão à internet de contingenciamento e o compartilhamento da nova torre de comunicação da Emgetis para uso por parte do Banese.

Visita

Acompanhados do gerente de projeto do Banese, Daniel Rocha, técnicos da Emgetis da área de infraestrutura visitaram as instalações da Sala Cofre Backup do Banese. Na oportunidade, os representantes da empresa conheceram o espaço que será compartilhado com a Emgetis. Para o gerente da Área de Infraestrutura (Arinf) da Emgetis, Antonio Manoel Nascimento, as instalações da Sala Cofre revelam um alto padrão técnico. “Foram utilizados recursos tecnológicos de última geração, no tocante à infraestrutura elétrica, física, lógica e com elevada preocupação em relação à alta disponibilidade. Tudo vai proporcionar uma elevação no padrão de qualidade na prestação do serviço”, analisa.

Fonte: Ascom / Emgetis

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais