Empreendedores Individuais devem declarar IR até 31 de maio

0

Empreendedores Individuais terão serviço gratuito pelo Sebrae (Foto: Sebrae/Arquivo Infonet)
Os Empreendedores Individuais (EIs)têm até o dia 31 de maio para declarar o Imposto de Renda (IR) junto à Receita Federal. Aqueles que ainda não realizaram o procedimento podem contar gratuitamente com o auxílio do Sebrae. Para ter acesso ao serviço basta ao empresário comparecer à sede da entidade, localizada na avenida Tancredo Neves n° 5.500, das 08 às 12h e das 14h às 18h, ou a algum dos escritórios localizados nos municípios de Estância, Itabaiana e Lagarto. 

Ao efetuar a declaração é preciso informar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), os rendimentos auferidos em 2010 e a existência ou não de empregado. É importante ressaltar que a receita bruta dos EIs não pode ultrapassar os R$ 36 mil nos 12 meses, observando a proporcionalidade dos meses decorridos após a formalização.

Obrigação

Todo empreendedor individual é obrigado a efetuar a declaração de Imposto de Renda. Os erros, omissões e entrega do documento fora do prazo resultam em multa e impedem a liberação do carnê de pagamentos de impostos e encargos relativos ao ano 2011. Os EIs estão isentos do pagamento do IR, mas precisam prestar contas ao governo para continuar usufruindo dos benefícios oferecidos pelo programa, como cobertura previdenciária e possibilidade de participação em licitações públicas. 

O serviço também pode ser realizado em qualquer um dos 70 escritórios de contabilidade no Estado que optaram pelo Simples Nacional como regime de tributação. O procedimento é garantido pela Lei 128/2008. A relação dos escritórios pode ser obtida na Unidade de Atendimento Individual do Sebrae ou no Portal do Empreendedor, através do endereço eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br. 

O próprio contribuinte pode também fazer a declaração no site da Receita Federal (www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/mei).

Fonte: Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais