Empresários cobram campanhas educativas da SMTT

Samarone: palestra para empresários (Fotos: Ascom/Acese)

Campanhas educativas em respeito à faixa de pedestre, aviso prévio a motoristas para aplicação de multas em caso de infração no trânsito e meios que respeitem o pedestre e a substituição dos locais onde as vagas de estacionamento foram extintas. Estas foram as principais reivindicações apresentadas pela classe empresarial ao superintendente de transporte e trânsito de Aracaju, Antonio Samarone.

Samarone participou, nesta sexta-feira, de reunião almoço com a classe empresarial do Estado, evento promovido pela Associação Comercial de Sergipe (Acese). O superintendente Antonio Samarone apresentou o Plano de Mobilidade Urbana que está sendo construído na capital sergipana pela SMTT e convidou o empresariado para participar mais ativamente dos debates informando que as equipes estão abertas a sugestões até o mês de outubro.

Na palestra, Samarone fez uma apresentação das ações que a SMTT está desenvolvendo para melhoria do trânsito de Aracaju, informando que ainda neste ano, a Prefeitura de Aracaju criará pelo menos dois corredores exclusivos para o transporte público, além de retirar empecilhos de algumas avenidas que impedem o fluxo e causam grandes congestionamentos no centro da cidade.

Empresariado faz questionamentos a Samarone

Os dois corredores que serão criados neste ano ligarão o bairro Bugio ao centro, passando pelas avenidas Osvaldo Aranha e São Paulo, e o Santa Maria ao bairro Santo Antonio. Mas a dúvida sobre a criação deste segundo corredor seria quanto a questões relacionadas à possível desapropriação do bar do Meio e à redução do canteiro central da avenida Carlos Firpo. “Por estas questões não sabemos se teremos tempo”, justificou Samarone.

O superintendente da SMTT revelou que a estrutura da cidade está pronta para criar grandes corredores que trarão maior mobilidade para a cidade. “Aracaju é bem estruturada, dá para fazer mudanças sem muitos investimentos, há uma estrutura boa, na qual o menor corredor tem nove metros (rua Cedro) e ninguém percebia”, revelou, admitindo que foi possível descobri-los a partir dos estudos técnicos que estão sendo feitos de forma profissionalizada.

O presidente da Acese, Alexandre Porto, fez uma avaliação produtiva do encontro e enalteceu a importância da SMTT desencadear campanhas educativas e iniciativas que orientem os motoristas que devem ser feitas, na ótica do empresário, muito antes da implementação das novas medidas. “É necessário muito cuidado com a ação dos agentes de trânsito de forma a evitar as multas diante das mudanças que estão sendo feitas”, considerou o empresário.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior, também participou dos debates e destacou a importância do controle de velocidade em Aracaju para inibir os acidentes de trânsito na cidade. “Aracaju perdeu o controle de velocidade e, de fato, tivemos perdas da cidadania”, considerou. “Pagamos um custo alto, o custo disso está sendo com vidas sacrificadas e os investimentos de milhares de reais com saúde”, enalteceu.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais