Empresas da cadeia do petróleo e gás recebem diagnóstico empresarial

Na terça feira, 21 de fevereiro, técnicos do Projeto Petróleo e Gás estarão apresentando e validando um diagnóstico empresarial efetuado em 100 empresas sergipanas fornecedoras da cadeia petróleo e gás. O evento acontecerá no Auditório do Sebrae, a partir das 15h. Na oportunidade, além da entrega do diagnóstico, serão agendadas reuniões individuais com os consultores para sanar dúvidas referentes às observações e conclusões sobre cada empresa pesquisada.

A proposta do diagnóstico, explica Zezinho Guimarães, Superintendente do Sebrae, é identificar as necessidades das empresas fornecedoras de bens e serviços a Unidade da Petrobrás em Sergipe nas áreas de gestão, inovação tecnológica, desenvolvimento de mercado e práticas associativas. O objetivo é promover a inserção competitiva dos empreendimentos sergipanos, atuais e potenciais fornecedores da cadeia produtiva do petróleo e gás local, nacional e internacional, com ênfase nas micro e pequenas empresas. 

Para a elaboração do diagnóstico individual das empresas envolvidas na pesquisa, foi utilizada uma metodologia que consiste na análise de 14 títulos técnicos, segundo um roteiro padrão constituído de três etapas. A primeira é referente aos principais pontos fortes, a segunda é direcionada aos pontos que precisam ser melhorados e a terceira é o parecer conclusivo. Isso permitiu uma análise mais profunda das informações obtidas com a pesquisa.

Já os 14 títulos técnicos foram abordados de acordo com a seqüência do questionário, aplicado na elaboração do Diagnóstico Empresarial Individual. Os títulos técnicos avaliados foram liderança, gestão de pessoas, estratégias, resultados, foco no cliente, gestão em segurança e saúde ocupacional, gestão em meio ambiente, gestão da responsabilidade social, uso de tecnologias, fornecedores, produtos e processos, finanças, interações e parcerias, infra-estrutura regional.

“Espera-se com este Diagnóstico Empresarial Individual levar para as 100 empresas pesquisadas um perfil de suas atividades de negócio, permitindo a comparação com a realidade de empresas semelhantes que sejam referência nacional no setor. Com base no diagnóstico consolidado, está previsto a realização de um workshop com a participação das empresas âncoras, fornecedoras e instituições, onde será elaborado um Plano de Ação para ser executado em  2006”, explica a técnica do Sebrae, Ana Nunes, coordenadora do Projeto Petróleo e Gás. 

O Projeto Petróleo e Gás é fruto de uma parceira entre o Sebrae, BR Petrobras, Sergás, Senai, FIES – IEL, Senac, Sesi, UNIT – ITP, Cefet, UFS, Faptec e Sergipetec. Informações na Unidade de Atendimento Coletivo – Indústria do Sebrae, telefones (79) 2106-7753 e 2106-7737.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais