Empresas recebem apoio para inovação tecnológica através de edital

Iniciativa visa promover competitividade das empresas locais (Foto: Vieira Neto/Sedetec)
Qualificar a área de recursos humanos no Estado, a partir da concessão de bolsas a mestres e doutores que serão inseridos em empresas locais, para desenvolver atividades de pesquisa tecnológica e de inovação visando a melhoria do processo produtivo e a criação de novos produtos. Esses são os objetivos previstos no edital de Recursos Humanos na Empresa (RHAE – Programa de Pesquisadores nas Empresas), e vem sendo desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE).

A iniciativa visa promover a competitividade das empresas locais, em parceria com o CNPq, e dois empreendimentos sergipanos, Daterra Agroindústria Ltda e SIA (Software com Inteligência Artificial), foram contemplados recentemente.

Zeca da Silva diz que edital reforça missão de desenvolver Sergipe (Foto: Arquivo Sedetec)
“É uma meta governamental privilegiar a pesquisa, algo que o próprio governador Marcelo Déda determina. E é um objetivo desenvolver a indústria sergipana, pricipalmente em pesquisa e inovação tecnológica. Esse edital, assim como todos os outros, reforçam nossa missão de desenvolver Sergipe de uma forma sustentável e continuada”, destacou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec, ao parabenizar as empresas que tiveram seus projetos aprovados. “Talento nós temos de sobra. A questão é investir para que ele se desenvolva. E o governo está fazendo a sua parte”.

Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Ricardo Santana, o início das pesquisas oriundas dos projetos contemplados é também um momento decisivo para que as demais empresas sergipanas fiquem atentas e participem de outros editais que serão lançados futuramente. “Nessa modalidade é a própria empresa que concorre com um projeto. Se contemplado, esse projeto permite que a pesquisa seja desenvolvida no ambiente da própria empresa, o que contribui para que a inovação tecnológica se una à capacitação dos que trabalham nesse ambiente”, frisou.

Fonte: Sedetec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais