Energisa combate fraudes de energia em Itabaiana

Com o combate, empresa garante qualidade no fornecimento de energia (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Desde o início de abril, a Energisa iniciou uma intensa campanha de combate às fraudes de energia elétrica na região de Itabaiana. A varredura, que é parte da rotina de trabalho da empresa, é realizada em pontos distintos da área de concessão da companhia elétrica.

Em Itabaiana, já foram realizadas, até a última terça-feira, 16, 1.020 inspeções em unidades residenciais, comerciais e industriais, sendo encontradas 453 fraudes.

“O combate às fraudes é indispensável à manutenção de uma boa qualidade do fornecimento de energia elétrica, uma vez que elas prejudicam os clientes em situação regular, fazendo com que haja oscilações e até interrupções no fornecimento”, afirmou Gioreli de Sousa, Diretor Técnico da Energisa.

Até o presente momento foram abertos 17 inquéritos por conta das fraudes. O popular “gato” (furto de energia desviada do medidor) e a ligação clandestina (energia proveniente do poste sem passar pelo medidor) são crimes com penas previstas em lei que vão de 01 a 08 anos de detenção.

O prejuízo com as fraudes atinge não só a Energisa, bem como o Estado (que deixa de arrecadar impostos) e a sociedade em geral, que sofre com a queda da qualidade do fornecimento. Com as ações na região de Itabaiana, a Energisa conseguiu recuperar mais de R$ 800 mil.

Paralelo à tarefa de recuperação de consumo, a empresa realiza também um trabalho de socialização das pessoas que apresentam ligações irregulares. É a regularização de clandestinos, tornando a unidade consumidora ligada regularmente. Em Itabaiana, foram regularizadas 40 ligações que eram clandestinas.

GEAP

Para combater as fraudes de energia com mais eficácia, a Energisa criou o GEAP – Grupo Especializado Antiperdas, que funciona com um plantel de 11 equipes. Em Itabaiana, O GEAP movimentou 26 pessoas para execução dos serviços durante a campanha.

Fonte: Ascom Energisa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais