Energisa orienta sobre como reduzir o consumo de energia no verão

Eletrodomésticos consomem mais no verão

Com as temperaturas mais quentes no verão, o uso de aparelhos como os ventiladores e ar-condicionado são mais frequentes para refrescar o ambiente. A Energisa Sergipe orienta como utilizar esses equipamentos de forma consciente para evitar surpresas no final do mês.

Os eletrodomésticos passam a consumir mais energia para se manter operando em altas temperaturas. O especialista em Eficiência Energética, Pedro Lins, explica que a mudança de hábitos é o primeiro passo para o consumo consciente de energia.

“São pequenas ações diárias que vão fazer a diferença no final do mês. O ventilador, por exemplo, a recomendação é priorizar a utilização em horários mais quentes e evitar deixar ligado em ambientes sem pessoas”, explica Pedro Lins.

Em relação ao ar-condicionado, o ideal é manter o aparelho a uma temperatura de 23º graus. Os filtros devem ser lavados com frequência, pois a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.  Ao ligar o aparelho, é importante manter as janelas e portas fechadas.

Ainda segundo Pedro Lins, os clientes também podem acessar mais dicas de redução de consumo pela Gisa (79) 98101-0715, na opção Leitura e Consumo/Dicas de economia.  “Todos os clientes podem acessar essas dicas pela Gisa. São orientações importantes sobre como economizar energia em sua residência”, afirma.

Dias de redução de consumo

-Emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo;

-Desligue os aparelhos eletrônicos, em vez de deixá-los em stand by;

– Utilize o chuveiro elétrico no modo verão e reduza em até 30% o consumo;

-Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais;

-Monitore o seu histórico de consumo na conta de energia, identificando os meses em que o gasto é maior.

Fonte e foto: Ascom Energisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais