Entrega do IR começa hoje

Começa hoje o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2005, ano base 2004. A declaração deste ano conta com algumas novidades, determinadas pela Instrução Normativa 507. O prazo se estende até 29 de abril.

 

A maior mudança deste ano é a possibilidade do contribuinte acompanhar, em tempo real, o andamento da própria declaração de Imposto de Renda através de certificação digital. Um novo cartão de CPF será disponibilizado para quem desejar obtê-lo, e pode ser lido por uma aparelho ligado ao computador que efetua a troca de dados, via Internet, com a Receita Federal.


Outras mudanças são:

  • A relação de códigos de pagamentos efetuados foi ampliada de 15 para 24;
  • A relação dos rendimentos isentos e não-tributáveis foi acrescida de mais duas linhas de informações;
  • A declaração simplificada  online foi estará disponível no telefone 0300-78-0300 e na página da Receita Federal na Internet para os casos em que os declarantes possuam uma única fonte pagadora; quando houver informação de IRRF, o CNPJ da fonte pagadora será obrigatoriamente informado; o contribuinte que recolheu valores a título de carnê-Leão do AB 2004 AC 2005 estará impedido de apresentar a declaração pelo online  (telefone e internet);
  • O programa gerador da declaração e o programa de transmissão poderão trabalhar com a certificação digital;
  • Todos os contribuintes terão que informar o endereço. Este ano, será feita atualização do dado pelos declarantes;
  • No ato da entrega, o contribuinte receberá a notificação da multa pelo atraso quando a declaração for entregue fora do prazo. A multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitado a 20% do valor do imposto e o mínimo de R$ 165,74.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais