Etanol vende mais que a gasolina

Com crescimento de mais de 20% ao ano, o consumo de etanol no Brasil já provoca grandes estragos no mercado de gasolina, que deve fechar 2009 estagnado. No Sul do País, o estanol hidratado se consolidou este ano como o principal combustível automotivo, com vendas quase 30% superiores às do concorrente. Tal cenário vem provocando mudanças na estratégia da Petrobras, que reduziu a produção de gasolina para ampliar a de óleo diesel.

Se em 2008 as vendas de etanol hidratado já haviam empatado com as de gasolina, com 7 bilhões de litros cada, isto só em são Paulo, este ano o primeiro leva uma vantagem de 28%. Até outubro, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) as vendas de hidratado no Estado de São Paulo somaram 6,9 bilhões de litros, ante 5,4 bilhões de litros de gasolina. O desempenho reflete os preços competitivos diante de uma frota bicombustivel cada vez maior.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais