Eventos pecuários movimentam interior de SE

0

(Foto: Luiz Carlos Lopes Moreira)
Foram abertas na sexta-feira, 4, em Lagarto, a 46ª Exposição Feira de Animais da Região Centro Sul do Estado e a 10 Festa Brasileira de Ovinos da Raça Santa Inês. Os eventos acontecem no Parque Nicolau Almeida, realizados pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe ( Emdagro), e pela Prefeitura Municipal e apoio de criadores de 18 municípios sergipanos.

Mostra tradicional do Estado de Sergipe, tem sido no decorrer dos 46 anos de existência uma vitrine para que os criadores possam apresentar o resultado do trabalho de melhoramento genético, dentro do processo de seletividade que realizam, visando não apenas as premiações, mas também a conceituação da propriedade nos diversos certames que participam.

Completando 10 anos de realização, a Festa Brasileira de Ovinos da Raça Santa Inês, corrobora com a representatividade do rebanho sergipano, cuja raça dá a Sergipe o galardão entre os pioneiros, com uma vantagem, os animais de Sergipe são tidos como dos melhores, encaixando-se entre os mais disputados por criadores que desejam promover o melhoramento dos seus plantéis.

Na abertura dos eventos o Secretário Municipal de Agricultura, Antonio Carlos destacou o avanço conseguido naquela mostra, enfatizando o trabalho da SEAGRI que através da EMDAGRO não mediu esforços para que o parque Nicolau Almeida estivesse com todas as baias ocupadas, traduzindo a determinação dos criadores. Ele falou ainda do que tem sido feito no município, com ações até então nunca efetivadas, voltadas para a agricultura familiar.

Representando o Governador Marcelo Deda, o Secretário Paulo Viana agradeceu a participação dos pecuaristas que entenderam que aquela festa tem como protagonistas, os que labutam nas suas propriedades para selecionar animais e buscar o apuro genético. Agradeceu aos companheiros da Emdagro e Cohidro pela efetiva assistência aos agricultores familiares da região. Ressaltou o trabalho do Prefeito Walmir Monteiro que vem transformando Lagarto, com sua determinação e equilíbrio, acolitado pelo vice, Ribeiro Junior e por lideranças politicas, a exemplo do ex-Prefeito José Raimundo Ribeiro e Vereadores realmente comprometidos com o desenvolvimento do município.

RAÇAS EXPOSTAS

Na exposição deste ano, 45 criadores estão com seus animais no Parque Nicolau Almeida. Estarão disputando premiação: 200 bovinos das raças Nelore e Girolando; 46 equinos das raças Mangalarga Marchador, Paint Horse, Quarta de Milha e Poney; 295 ovinos e caprinos, respectivamente da raça Santa Inês, e das raças Prada Altina e Sanen. São ao todo, 79 expositores, em razão das empresas que confiaram na realização do evento e se somaram com a presença das suas marcas, permitindo ao criador o acesso a equipamentos de alta tecnologia.

APOIO FINANCEIRO

No dia 2, os animais deram entrada no Parque de Exposição para pesagem, oportunizando também que cada criador possa conhecer o que vem sendo realizado pelos demais criadores. Além disso, os negócios financeiros já começaram a ser concretizados, com o apoio dos Bancos do Brasil, Banco do Estado de Sergipe e Banco do Nordeste, respaldo importante para uma mostra agropecuária, não apenas pela facilidade da comercialização dos animais destinados à venda, mas também pela oportunidade de financiamentos de implementos agropecuários, disponibilizados pelas empresas do segmento.


PRESENÇAS

Além dos criadores, técnicos do sistema Agrícola Estadual, secretários municipais, marcaram presença o Vice Prefeito Ribeiro Filho, o Secretário Adjunto da Agricultura, Vander Costa, o ex-Prefeito José Raimundo Ribeiro, o zootecnista José Prudente dos Anjos, o Presidente do Banese, Saumineo Nascimento, o Superintendente do Banco do Nordeste, Antonio César, os Diretores da Emdagro, Jodemir Pires e Dulibeo.

PROGRAMAÇÃO

Os eventos agropecuários que estão acontecendo em Lagarto, foram iniciados na quarta-feira, 2, com a entrada dos animais ao Parque Nicolau Almeida. Na sexta-feira, 4, pela manhã, teve início o julgamento dos ovinos e caprinos. À noite, às 20 haras ocorreu abertura oficial dos eventos, com desfile dos animais inscritos nas disputas por premiação.

No sábado, 5, aconteceu o julgamento de ovinos, caprinos e eqüinos pela manhã. Às 18 horas teve início o torneio Leiteiro de Caprinos.

No domingo, a manhã foi reservada para o torneio leiteiro de caprinos, na sua primeira ordenha, julgamento dos bovinos, ovinos e caprinos, acontecendo a segunda ordenha às 18 horas.

Nesta segunda-feira, 7, a programação inclui Torneiro Leiteiro de caprinos com terceira ordenha pela manhã e quarta ordenha às 18 horas.

Na terça-feira, 8, as atenções se voltam para a solenidade de premiação dos animais, a partir das 11 horas. Às 20 horas, o governador Marcelo Deda estará encerrando oficialmente as mostras, seguindo-se desfile dos animais premiados.

Comentários