Evolução de Sergipe

0

No dia 8 de julho de 1820, Sergipe foi declarado independente totalmente da capitania da Bahia. Segundo o historiador Luiz Antonio Barreto, a emancipação política de Sergipe resultou de uma luta madura, empreendida pela elite produtora local – criadores de gado e senhores de engenho.

A Bahia não queria a separação, colocou-se contra o decreto chegando a prender o governador nomeado para assumir a nova província. Alguns produtores baianos e, até mesmo sergipanos – os chamados “partidários da manutenção da anexação” – eram contra a decisão, pois ela tirava deles a dependência de Sergipe à província, dando a oportunidade a Sergipe de ser autônoma na sua economia.

Economia que hoje, 191 anos depois mostra sua punjança e eleva o menor Estado do Brasil a uma das maiores rendas per capita do Nordeste. Por isso, na data comemorativa da emancipação do Estado, o Portal Infonet preparou um infográfico especial mostrando Sergipe em números de desenvolvimento, confira:

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais