Exposição fotográfica relembra história de sindicato

O Sindicato dos Bancários de Sergipe comemorou 75 anos de fundação em 14 de julho, mas as celebrações continuam e na manhã de hoje, 24, foi lançada uma exposição fotográfica que pontua os principais momentos de sua história. Na oportunidade também foi lançado o selo comemorativo ao aniversário desta organização sindical.

Reunidos em um café da manhã na sede do sindicato, bancários e alguns convidados relembraram alguns episódios marcantes do histórico de luta da categoria. O atual presidente José Souza aponta três passagens marcantes durante esses 75 anos.

O sindicato em três momentos marcantes

Bancários e convidados no café da manhã promovido pelo sindicato
O primeiro deles, em 1934, diz respeito à criação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários (IAPB). “Foi uma grande vitória para os profissionais já que nesta época ainda não estava consolidado o INSS. A aposentadoria se dava de forma isolada”, conta.

Na década de 60, mais precisamente em 1964, no auge da ditadura militar, a categoria entrou em greve histórica: 69 dias, a mais longa da história de Sergipe. Este foi o segundo momento marcante, na ótica de Souza. O último da lista foi registrado em agosto de 1951.

“Reivindicávamos uma jornada diária de seis horas, paralisamos as atividades nacionalmente e em meio a este cenário, no dia 28 de agosto, foi instituído oficialmente o Dia Nacional do Bancário”, relata. Ainda nesta segunda-feira, a categoria participa de sessão especial dedicada à categoria na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Programação segue até sexta

Com três mil filiados e uma confortável sede na avenida Gonçalo Prado, bairro São José, o sindicato cresceu aos olhos da sociedade e, estruturalmente, nada lembra o início tímido em uma casa na rua de Laranjeiras. As comemorações aos seus 75 anos prosseguem até a próxima sexta-feira, 28.

Por Glauco Vinícius

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais