Faculdade oferece orientação gratuita sobre declaração do IR

Até a próxima segunda-feira, 30, membros da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) auxiliam pessoas físicas quanto às dúvidas sobre o preenchimento da Declaração de Imposto Renda. O serviço, que funciona das 14h às 19h, é gratuito e distribui ainda o CD com o programa de declaração e o manual de preenchimento da mesma. 

Foto: Divulgação
Integrando alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da instituição, a iniciativa conta com o apoio da Receita Federal em Sergipe, que este ano disponibilizou material explicativo e os CDs com o programa de declaração, além de dois auditores que previamente orientam os participantes da ação.

 

A atividade é também uma oportunidade para o aluno exercitar os conceitos vistos em sala de aula. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Mário Lúcio do Espírito Santo, um dos principais aspectos da iniciativa é que ela se configura como uma atividade fora das salas de aula. “Este tipo de atividade é obrigatória no currículo do curso de Ciência Contábeis. Ao participar da orientação os alunos recebem um certificado validando sua participação”, enfatiza Mário Lúcio.

 

Para a realização do trabalho foi montada uma estrutura com computadores em uma loja em frente à Fanese, no Shopping Riomar. Ao todo são 33 voluntários, dos mais diversos períodos, esclarecendo e orientado aqueles que tiverem algum tipo de dúvida com relação à declaração de imposto de renda. O atendimento será feito através de simulações a partir do problema de cada contribuinte.

 

“Apesar de toda a divulgação da receita, de todo o trabalho de esclarecimento que ela faz, ainda assim há pessoas que chegam aqui com uma desinformação total e nesse momento a gente tem a oportunidade de orientar. De modo geral este trabalho tem um êxito muito grande, porque as pessoas que chegam sem nenhuma informação conseguem sair daqui com dados suficiente para fazer a declaração”, relata o coordenador.

Portal Infonet

O Portal Infonet também oferece um serviço para que acabar com as dúvidas mais freqüentes do contribuinte. O contador, advogado e empresário e colaborador do Portal Infonet, Jádson Ricarte, já respondeu a cerca de 300 questionamentos dos internautas. Para conferir as respostas sobre os mais variados temas relacionados à declaração do Imposto de Renda, clique aqui.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais