Fafen comercializa primeiro carregamento de uréia granulada

0

Carregamento de uréia granulada (Foto: Divulgação)
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), localizada na cidade de Laranjeiras, iniciou no último dia 28 de dezembro, a primeira venda de uréia granulada produzida pela empresa. Este tipo de uréia até então era importada. A uréia é o fertilizante nitrogenado que possui o maior conteúdo de nitrogênio, por isso, é o mais aplicado na agricultura brasileira.

O primeiro carregamento da uréia granulada produzida foi de duas mil toneladas, compradas pela Heringer para ser utilizada em culturas de algodão e milho nos Estados do Piauí, Goiás e Mato Grosso.

Até o ano 2000, a uréia era produzida em todo o mundo na forma perolada. O processo de granulação de uréia consiste em aumentar o diâmetro dos grãos através de recobrimentos sucessivos (engorda) do grão de uréia perolada com a própria solução de uréia. A melhor qualidade consiste na menor taxa de liberação de nitrogênio, no aumento da resistência e uniformidade do grão e na menor segregação quando misturada com outros fertilizantes.

No Brasil, a Fafen é a única empresa a produzir o produto granulado. A unidade de granulação de uréia instalada em Sergipe começou a operar em fase de teste em novembro e tem a capacidade de produzir 600 toneladas do produto por dia e já opera com sua carga total.

Em 2005, o consumo de uréia no Brasil foi de 2,5 milhões de toneladas. Desse total, 390 mil toneladas são de uréia granulada, o que representa 16% do mercado.

Com informações da assessoria da Fafen/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais