Febraban divulgará via internet tarifas de bancos

0

Será lançado na próxima terça-feira, 18, o Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros (Star), que mostrará on-line aos consumidores as tarifas cobradas pelos 10 maiores bancos do país. A idéia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ao disponibilizar esse serviço, é permitir que as pessoas possam comparar 46 diferenças taxas cobradas por essas entidades.

 

As informações disponibilizadas estarão divididas em cadastros, contas correntes, movimentação de recursos, cheques, cartões, extratos e empréstimos. Segundo dados da Febraban, alguns desses valores chegam a apresentar uma diferença de 70% de um banco para outro. De 1994 até 2006, a receita dos bancos com tarifas cresceu 734%, contra 157% da inflação (IPCA) no mesmo período.

 

As tarifas serão cadastradas em valores e em percentuais. Estará disponível também o significados das siglas que aparecem nos extratos bancários. Com isso, a Febraban espera que o consumidor possa entender mais facilmente o seu próprio extrato.

 

O Star poderá ser consultado no site da Federação.

Comentários