Festa Amigos do Leite inicia dia 17 em Santa Rosa do Ermírio

O evento será realizado entre os dias 17 e 20 de julho (Foto: Seagri)

O povoado Santa Rosa do Ermírio, no município de Poço Redondo, receberá a décima edição da “Festa Amigos do Leite”. O evento será realizado entre os dias 17 e 20 de julho, no Parque dos Cajueiros, com uma vasta programação, que inclui exposição e venda de animais. Os detalhes da festividade, que tem apoio da secretaria de Estado da Agricultura do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), foram discutidos esta semana.

O povoado está entre os maiores produtores de leite de Sergipe e, de acordo com o representante da organização do evento, professor Odair José de Oliveira, a região é responsável pela produção de mais de 100 mil litros de leite por dia. “Santa Rosa do Ermírio é a ‘terra do leite’, com maior produção por metro quadrado em Sergipe. A festividade também tem o objetivo impulsionar a economia local com a exposição de animais para venda”, explicou.

O secretário da Agricultura, André Bomfim, ressalta que o evento é de grande importância para o fomento da cadeia produtiva leiteira. “Através da Seagri e da Emdagro, o governo de Sergipe tem apoiado todos os anos o evento, disponibilizando assistência técnica e logística, mas este ano estamos com novidades. Vamos apresentar, na exposição, os primeiros resultados do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), desenvolvido para fortalecer a produção de leite na região por meio do melhoramento genético”, informou.

Dentro do planejamento, Bomfim também reforçou a necessidade da promoção de melhorias estruturais do local da Exposição, o que acredita que pode ser viabilizado com parceiros. “Entre outros apoios, estamos discutindo um projeto de melhoria da infraestrutura do Parque dos Cajueiros, onde é realizada a Festa do Leite, e articulando com outros parceiros que venham a contribuir para o fortalecimento dessa importante realização”, concluiu o secretário.

Programação

A programação inclui o torneio leiteiro de caprinos e bovinos, concurso da rainha do leite, passeata dos tratores, clube da bezerra, exibição de filmes através do ‘Cine Senar’ e feira de agricultura familiar. O evento também contará com a venda de 30 lotes de vacas de alta lactação — “Leilão Genética Amigos do Leite”–, exposição ranqueada da raça com reconhecimento da maior associação de gado leiteiro do Brasil – a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Expositores dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte também estarão presentes.

“A festa proporciona o crescimento de microempresas e agroindústrias voltadas para o setor, além de promover a interação entre agricultores e produtores do Alto Sertão, através da troca de conhecimentos na área de bovinocultura e caprinocultura, produção de queijo derivada de tecnologias para o campo e negociação de animais. Percebemos aumento no número de negócios firmados na exposição a cada ano”, completou Odair, representante da organização do evento.

Fonte: ascom Seagri/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais