Filho de catadores de lixo serão profissionalizados pela UFS

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) aprovou o projeto Jovem no Mundo do Trabalho, da Universidade Federal de Sergipe, que foi encaminhado através do Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil (MDS) e será colocado em prática no bairro Santa Maria, em Aracaju. O comunicado da aprovação foi enviado ao reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que anunciou ontem que o projeto deverá dar os seus primeiros passos em junho, terá uma duração de 10 meses e beneficiará 30 filhos de catadores de lixo residentes no bairro.
Conforme informações do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFS, professor Rui Belém, o projeto tem por objetivo capacitar jovens na perspectiva de viabilizar o acesso ao emprego e renda no segmento da reciclagem de material plástico. “Nós vamos trabalhar com jovens na faixa etária entre 18 anos e 24 anos, filhos de catadores de lixo. Essas pessoas vão freqüentar um curso com uma carga de 200 horas/aula e nele receberão estímulo para a criatividade e domínio de técnicas visando a
profissionalização”, explicou Belém.
O professor Ricardo Lacerda, diretor do Centro de Extensão Comunitária da UFS (Cecac),  disse que a instituição de ensino de ensino superior se submeteu ao edital do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento por entender a carência da comunidade do bairro Santa Maria. Ele explicou que a UFS buscou a parceria da Cooperativa de Agentes de Autônomos de Reciclagem em Aracaju (Care), que cederá o espaço de sua sede para a realização do curso.

Catadores
Lacerda anunciou ainda que o Ministério Público Estadual, a UFS, a Unitrabalho, a Care, o Movimento Nacional dos Catadores e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promovem próximo dia 26 (quarta-feira), a partir das 8h, o I Encontro de Catadores de Material Reciclável de Aracaju. O evento vai acontecer no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro Atalaia. No evento, os catadores vão discutir formas de organização da categoria.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais