Folhas de cheques vão passar a ter data de impressão

Maioria das fraudes com cheques envolve formulários impressos há mais de um ano (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Desde o final do mês de outubro, as folhas de talões de cheque deverão vir com a data de impressão. A regra, definida em abril, pelo Conselho Monetário Nacional, visa melhorar a segurança. De acordo com o Boletim Consumo e Finanças do Conselho Monetário Nacional, a maior parte das fraudes com cheques envolve formulários impressos há mais de um ano.

Outra mudança, é que os beneficiários de pagamento poro meio de cheque, terão condições de consultar a existência de restrições sobre um determinado cheque.

Isso será possível porque os bancos deverão, a partir de 28 de abril de 2012, informar sobre a ocorrência de sustação ou revogação, incluindo aquelas de caráter provisório, envio de talão de cheque ao domicilio do correntista cujo desbloqueio não tenha sido realizado; cancelamento pela instituição sacada; bloqueio judicial; roubo, furto, extravio ou destruição durante eo processo de compensação; e conta encerrada.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais