Funasa libera mais recursos em Junho

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) aprovou na primeira quinzena do mês de junho nove convênios com municípios sergipanos. Entre os municípios contemplados estão: Boquim, Brejo Grande, Cumbe, Divina Pastora, Japoatã, Porto da Folha, Propriá, Umbaúba, Rosário do Catete, Pedra Mole, Moita Bonita, Ribeirópolis, Areia Branca, Tomar do Geru, Canhoba e Itabaianinha.

No balanço feito até o final de maio, a Fundação Nacional de Saúde tinha liberado para Sergipe aproximadamente R$ 1 milhão referentes aos convênios aprovados em 2005. No ano passado foram assinados 52 convênios, dos quais 16 tinham sido aprovados e os demais estavam em análise. Com os novos convênios o valor dos recursos investidos sobe para aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Agora já são 24 convênios com recursos liberados contemplando 16 municípios sergipanos. Sete dos convênios foram pleiteados no ano de 2005. Os recursos serão investidos em obras de abastecimento de água, esgotamento Sanitário, prevenção e controle da doença de chagas e melhorias sanitárias domiciliares (banheiros com pia e vaso,  chuveiro, ligações à rede de água e esgoto, construção de fossas sépticas, entre outros.). As atividades de saneamento ambiental priorizam comunidades com baixos indicadores de saúde que indicam a presença de enfermidades causadas pela falta e/ou inadequação de saneamento básico. Ao todo, os investimentos em saneamento beneficiarão cerca de 13  mil famílias.

O coordenador regional da Funasa em Sergipe, Hélio Sobral, ressaltou que os municípios contemplados são os mesmos que procuraram a Funasa interessados em apresentar os projetos de acordo com as normas técnicas e legais exigidas. “Muitos projetos acabam não sendo aprovados, esbarrados na falta de condições e preparo técnico. Para serem aprovados, precisam estar de acordo com o padrão constante no manual técnico e com o programa de mobilização social, para maior beneficio às comunidades”, disse.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais