Gasolina e Diesel já estão mais caros

0

A partir de hoje os postos de combustível vão começar a trocar as cifras dos letreiros e das bombas. É que a Petrobras anunciou ontem um reajuste de 10% na gasolina e de 12% no diesel nas refinarias. Pela última pesquisa realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio da gasolina em Aracaju, até o último dia 13, estava em R$ 2,25.

 

Se o aumento que chegar ao consumidor for de 5%, mínimo previsto por especialistas, o preço médio da gasolina vai para R$ 2,37. Valor este, que segundo a ANP, já vinha sendo praticado em algumas cidades do interior de Sergipe, como foi encontrado em um posto de Itabaianinha.

 

Os preços da gasolina e do diesel sobre os quais incidem os aumentos anunciados incluem os tributos federais Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e PIS/Cofins, mas não incluem o ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços).

 

Para o consumidor, a companhia estima que o impacto seja menor, isto porque os ajustes anunciados pela Petrobras nos seus preços não incidem sobre os impostos, nem sobre os 25% de álcool que é misturado à gasolina, nem sobre as parcelas de distribuição e revenda, que nesta estimativa foram considerados constantes.

 

ÚLTIMOS – É a primeira vez este ano que a Petrobras anuncia aumento de combustíveis. Em 2004, a estatal elevou o preço da gasolina e do diesel três vezes. O primeiro reajuste foi de 10,8% para gasolina e de 10,6% para o diesel em 15 de junho. O segundo aumento foi de 4% para a gasolina e de 6% para o diesel em 14 de outubro e o terceiro, anunciado com um intervalo de apenas 42 dias, foi de 7% na gasolina e de 10% no diesel em 25 de novembro.

Comentários