Gasolina: economista vê pouco ganho para o cliente após redução de 3%

0
O anúncio foi feito em comunicado da estatal emitido nesta última terça-feira, 2 (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Petrobras informou que reduzirá o preço do diesel em 6% e o da gasolina em 3% após consecutivas altas aplicadas nos valores dos combustíveis em suas refinarias. O anúncio foi feito em comunicado da estatal emitido nesta última terça-feira, 2. Mas, na prática, essa redução representa uma economia para o bolso do consumidor?

Luiz Moura, economista do Dieese (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

Segundo o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luiz Moura, essa baixa de preços representa um ganho “muito pouco” para o consumidor porque as pessoas não estão saindo constantemente de casa. “Dessa maneira, esse reajuste não irá significar grandes melhorias para o bolso do consumidor”, avalia.

Ainda segundo Moura, essa diminuição do valor dos combustíveis talvez seja sentida em casos específicos. “Se o consumidor precisar fazer uma viagem, é interessante realizar antes uma pesquisa de preço nos postos de combustíveis para encher o tanque antes de viajar, por exemplo”. O economista aconselha abastecer em pequenas quantidades somente se for para transitar pela capital para realizar tarefas simples . “Não acho que seja vantajoso para o consumidor que está rodando pouco encher o tanque do carro”, acredita.

Moura destaca também que essa diminuição do valor do combustível pode ser mais significativa para as pessoas que usam o automóvel como meio de trabalho. “Para os consumidores que utilizam o carro como meio de rendimento, a exemplo de taxistas e motoristas de aplicativo, é sempre interessante quando o preço do combustível cai, porque eles sempre precisam abastecer o tanque para realizar suas atividades. E ao longo de um mês, com desconto de 3%, haverá um ganho mais significativo no final das contas”, avalia.

 

 

por João Paulo Schneider

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais