Governo anuncia bases para o pré-sal

Afinal, o governo do presidente Lula lançou as bases para uma nova política na área petrolífera, com a assinatura de quatro projetos que organizam a exploração do pré-sal. Os quatro projetos – que devem estar aprovados até março de 2010 – são os seguintes: cria o fundo social para gerir e distribuir os recursos provenientes das atividades exploratórios; cria a Petrosal, a empresa que irá administrar as reservas do pré-sal; define a capitalização da Petrobras; define o sistema de partilha.

Sergipe tem que ficar de olho na Petrosal. É que a Petrobras admite que a exploração do pré-sal vai se dar nas costas brasileiras, entre Alagoas e Sergipe até o estado do Paraná. Claro que isso não é coisa para agora. Demora um pouco – bom, um pouco é modo de se dizer. Porque tudo em pré-sal calcula-se em anos. Ainda não há, por exemplo, uma tecnologia segura para a exploração em mar alto, como ocorre no pré-sal. É ficar de olho – e esperar. Sentado, evidentemente, porque em pé cansa.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais