Governo distribui adubo para pequenos citricultores

A Secretaria de Estado da Agricultura, através do Deagro, inicia hoje, pela Colônia Treze, em Lagarto, a distribuição de adubos e calcário dolomítico para pequenos citricultores da região Centro-Sul do Estado. Até o dia 1° de junho, quando o benefício chega a Santa Luiza e Itaporanga D’Ajuda, 14 municípios terão sido beneficiados. A distribuição é uma das ações do Programa de Revitalização da Citricultura e tem como público alvo os produtores que adquiriram mudas cítricas no ano passado e renovaram seus pomares com a supervisão do Deagro.

Segundo o coordenador do Programa, o engenheiro agrônomo Raul Dantas Vieira Neto, para cada muda adquiria e efetivamente plantada, o pequeno produtor beneficiado pelo Programa terá direito a 1.200g de calcário dolomítico, 100g de uréia e 160g de super fosfato simples.

Após a realização do plantio, todos os pomares serão visitados pelos técnicos do Deagro e na oportunidade será fornecida orientação técnica. A partir da observação do número de mudas plantadas é que será calculada a quantidade do adubo e calcário que serão distribuídos. Este benefício é exclusivo para os produtores que possuem até 10 hectares de terra e até 05 hectares de pomares de citrus.

O secretário da Agricultura, Sérgio Reis informa que até o final de 2005 já haviam sido renovados 6.000 hectares e que a meta do Programa é a renovação de 10.000 hectares, o que beneficiará cerca de 6.000 famílias de citricultores até o final deste ano. Para isto, o Governo está oferecendo, além dos adubos e calcário, os tratores para a erradicação gratuita dos pomares improdutivos, mudas de alta qualidade, produzidas em viveiros telados, capacitação, fungos para o controle biológico da Orthezia – principal praga dos citrus – além de assistência técnica permanente e gratuita, prestada por tempo do Deagro.

Sérgio lembra ainda que, para receber os benefícios do Programa, basta o produtor se dirigir ao escritório do Deagro mais próximo e realizar o cadastramento de sua propriedade.

 

Destaque em Revista Nacional

 

O Programa de Revitalização da Citricultura, do governo do Estado é matéria de destaque na Revista Ciência e Prática (publicação do Grupo de Assistência e Consultoria em Citrus), que é responsável por cobrir os assuntos referente à Citricultura brasileira.

Para confeccionar a matéria, que foi capa, a equipe da Revista presenciou as ações do Governo Estadual, com relação à implantação do Programa e fez uma retrospectiva dos diversos aspectos que compõem o mesmo, abrangendo aspectos gerais e sugerindo algumas diretrizes para uma efetivação maior das ações referente à Revitalização em Sergipe.

Para ler a matéria completa acesse: http://www.gtacc.com.br/revista/revista20.pdf

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais