Governo não concede reajuste de 16,67% aos aposentados

A edição de ontem, 10, do Diário Oficial da União publicou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o reajuste de 16,67% para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo.

O governo tinha anunciado que daria um aumento menor (5%), mas o Congresso Nacional aprovou a alteração juntamente com a atualização do mínimo para os atuais R$ 350, valor que está em vigor desde o dia 1º de abril. Após a decisão do Congresso, as entidades de aposentados reivindicaram o repasse maior, o que traria um impacto de R$ 7 bilhões nas contas públicas.

Na semana passada, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já havia adiantado o veto presidencial. “Ninguém mais do que nós [o governo] queria dar o reajuste aos aposentados. Queríamos dar aumento, mas os 16% não será possível. Só poderemos dar 5%”, disse no dia 6 de julho.

Agora, o Congresso Nacional voltará a analisar a matéria para decidir se aceita ou não a decisão do presidente.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais