Governo vai devolver Cofins e PIS

Por essa, certamente, o governo federal não esperava: por maioria de votos, o plenário do STF considerou inconstitucional uma norma de 1998, que aumentou de 2% para 3% a alíquota da contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e ampliou a base de cálculo dessa contribuição e do PIS (Programa de Integração Social).

 

A medida fez parte do pacote fiscal baixado em meio à crise da Rússia, no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Agora o governo terá que devolver às empresas, algo em torno de 22 a 29 bilhões de reais. O valor poderá ser menor, porque algumas empresas tinham obtido liminar suspendendo a cobrança do tributo. O dinheiro será devolvido ao contribuinte na forma de créditos tributários, que podem ser usados para quitar tributos devidos ou por meio de precatórios.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais