Hoje é o último dia para declarar

Hoje é o último dia para declarar o Imposto de Renda 2005. Para não pagar multa, é bom tentar entregar o documento ainda hoje, mesmo que na forma de uma declaração retificadora. O imposto pode ser declarado pela Internet ou por telefone, ou ainda através de formulário impresso. Nesse último caso, é bom ficar atento: o encerramento do prazo obedece ao horário de expediente de bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Correios.

Se você ainda não fez o download dos programas, clique aqui. Escolha a versão desejada e pronto. Lembre que o programa Receitanet deve ser utilizado para enviar todas as informações à Receita Federal pela Internet.

Lembre-se, também, de ficar atento para as mudanças deste ano. Em 2005, tenha em mente que a relação de códigos de pagamentos efetuados foi ampliada de 15 para 24; a relação dos rendimentos isentos e não-tributáveis foi acrescida de mais duas linhas de informações; a declaração simplificada online estará disponível no telefone 0300-78-0300 e na página da Receita Federal na Internet para os casos em que os declarantes possuam uma única fonte pagadora; quando houver informação de IRRF, o CNPJ da fonte pagadora será obrigatoriamente informado; o contribuinte que recolheu valores a título de carnê-Leão do AB 2004 AC 2005 estará impedido de apresentar a declaração pelo online (telefone e Internet).

Outros pontos são que o programa gerador da declaração e o programa de transmissão poderão trabalhar com a certificação digital; todos os contribuintes terão que informar o endereço; e no ato da entrega, o contribuinte receberá a notificação da multa pelo atraso quando a declaração for entregue fora do prazo.

CONTRIBUINTES – Espera-se que a Receita receba 20 milhões de declarações. Até agora, estima-se que o órgão tenha recebido 85% do total, ou seja, faltam ainda cerca de três milhões de declarações. Até o dia 27, foram recebidas 1,6 milhão de declarações à Receita, uma média de 45 documentos recebidos por segundo.

Aqueles que receberam menos de R$ 12.696, em 2004, deve esperar até agosto para declarar o imposto  como isento. Os que não conseguirem entregar a documentação dentro do prazo, pagam uma multa mínima de R$ 165,74 ou de até 20% do imposto devido.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais