IBGE constata crescimento da inflação em outubro

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,33% em outubro. O percentual foi maior do que o de setembro (0,21%) e menor do que o de outubro do ano passado (0,75%).

Com o resultado, divulgado hoje, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) a inflação acumulada de janeiro a outubro deste ano está em 2,33%. Nos últimos doze meses, a taxa acumulou 3,26%.

De acordo com o IBGE, a variação nos preços de produtos alimentícios (0,88%) foi a principal responsável pela alta no IPCA de setembro para outubro.

O IPCA é o índice oficial do governo federal  para medição das metas inflacionarias contratadas com o FMI a partir de julho de 1999. Calculado pelo IBGE, o índice verifica as variações dos gastos das pessoas que ganham de um a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, município de Goiânia e Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais