IBGE divulga inflação de 0,19% em julho no Brasil

0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje, 11, os dados que indicam o registro da inflação oficial do país em 0,19% no mês de julho. Segundo o Instituto, além da alta do salário mínimo, o crescimento dos preços em combustível e transporte foram os principais causadores da inflação.

 

Em média, a gasolina aumentou 0,81%, enquanto que o álcool aumentou em 1,04%. De acordo com o IBGE, o início da safra de cana-de-açúcar não reduziu os preços do álcool, e por conseqüência, os da gasolina. Outro setor que sofre impacto com os preços do álcool e da gasolina é o transporte. Tarifas de ônibus interestaduais, por exemplo, sofreram um aumento, em média, de 6,64%.

 

O IBGE mede a inflação no país através de cálculos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao comparar preços famílias com renda de até 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de São Paulo (inflação de 0,15%), Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador (que apresentou deflação de -0,21%), Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília (o maior índice, de 0,82%) e Goiânia.

Comentários