IBGE pesquisará orçamentos familiares

0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou essa semana uma ampla pesquisa sobre os Orçamentos Familiares em todo o país. A coleta de dados durará um ano inteiro e, ao final, irá compilar dados sobre os gastos das famílias brasileiras, sua nutrição e a visão delas acerca de diversos serviços públicos.

 

Em Sergipe, 500 famílias serão pesquisadas. De acordo com a coordenadora sergipana da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), Adriane Sacramento, a coleta será feita por amostragem por essa ser uma pesquisa cara. Durante sete dias, os pesquisadores visitarão a casa selecionada para aplicar questionários.

 

“Vamos perguntar sobre as compras feitas pela família, gastos com combustível, alimentação, bens móveis, além dos rendimentos. Será pesquisado também o estado nutricional, vamos pesar e medir a pessoa, obter informações sobre o que ela comeu, como ela comeu, a quantidade, o horário”,

Adriane Sacramento, coordenadora da POF
explicou Adriane.

 

O resultado irá servir para nortear a formação do Índice de Preços ao Consumidor (INPC), e também para balizar políticas públicas diversas, na área de saúde, meio ambiente, distribuição de renda, etc.

 

Metodologia

 

Essa primeira parte da pesquisa termina em três meses. Depois, a pesquisa acontece novamente, com outras famílias e por outros ciclos de três meses, até o final de 2008. “Justamente para pegar todas as estações do ano, porque cada período tem uma característica”, diz a coordenadora. A última pesquisa desse tipo foi realizada nos anos de 2002 e 2003.

 

Por Gabriela Amorim

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais