IEL reúne empresas da construção civil

0

Programa vai integrar os fornecedores com as empresas (Foto: Fies)
O IEL/SE realizou na noite da última segunda-feira, dia 21, uma reunião de negócios com empresas do setor de construção civil do estado. O encontro foi uma ação que fez parte do Programa SEBRAE-IEL de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de Sergipe (Sinduscon/SE). 

A reunião objetivou mostrar para os empresários as vantagens de participar do programa. Criado em 2009, através de uma parceria entre o IEL e o Sebrae, o PDF procura contribuir para a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas fornecedoras de bens e serviços das grandes e médias indústrias brasileiras.  

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores propicia a integração dos fornecedores locais com as empresas investidoras e detentoras de tecnologia, promovendo parcerias entre empresas de diversos setores. Por meio da qualificação feita através de treinamentos e de programas de transferência de tecnologia e gestão, as empresas fornecedoras são qualificadas em áreas demandadas pelas empresas compradoras, tais como: Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Empresarial, Produção e Macrogestão (Estratégica, Comercial e Financeira).  

O PDF é um programa de âmbito nacional e já possui cases de sucesso em estados como Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Em Sergipe é um trabalho que vem sendo sensibilizado desde o ano passado. A reunião desta segunda foi uma das ações em prol dessa sensibilização. Segunda a gestora técnica do programa no Estado, Ulla Sinadiny, a ação partiu da necessidade de ampliação do cadastro de fornecedores locais. Para isso, o programa conta com o apoio de parceiros como o Sinduscon, o Sebrae, Sesi, Senai e Sedetec. “Para fazer com que essa sensibilização toque os empresários e fazer com que eles sintam essa necessidade de qualificação”, pontuou Ulla. 

A melhoria da qualidade de fornecedores já uma necessidade – e as empresas estão cada vez mais despertas para isto. Para Aurora Caldas, gerente de suprimentos da Norcon, a mudança nesse tipo de pensamento leva a um patamar de novos negócios com benefícios mútuos. “Quando entramos nesse projeto com o IEL e Com o Sebrae já sentíamos dificuldade de desenvolver parceiros locais que fizessem serviços para nós. Com essa parceria estamos só ganhando. É uma mudança de cultura. Essa mudança vai nos levar a novos negócios. Tanto a Norcon quanto o parceiro da Norcon ganha”, afirmou Aurora. 

A reunião contou com o apoio do Sinduscon/SE. Paulo Vinicius Andrade, vice Presidente de Ciência e Tecnologia da instituição, avaliou o encontro como de suma importância, e apontou o valor do projeto para esta cadeia produtiva. “Uma empresa não vive sem um setor de compras plenamente atualizado e competente. Tem que saber o que se passa no mercado e o que se pode fazer para melhorar. Conseqüentemente isto trás lucro para a empresa. Vamos treinar fornecedores, classificá-lo para a gente poder saber de quem a gente vai comprar para poder comprar melhor”, finalizou Vinicius.

Fonte: Fies

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais