Imposto de Renda entregue em Sergipe ultrapassa meta da Receita

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega podem enviar a documentação para o site da Receita Federal a partir desta quinta-feira, 2 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo para entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda terminou às 23h59 da última terça-feira, 30, com um saldo de 220.756 mil declarações entregues em Sergipe. O número traz um aumento de 4,02% em relação ao ano passado e ultrapassa a meta estabelecida pela Receita Federal, que era de 209 mil impostos recebidos, assim como afirma o supervisor do Programa de Imposto de Renda Federal de Sergipe, Nilson Lima.

Segundo Nilson, 15% dos contribuintes deixaram para fazer a declaração no último dia do prazo e isso fez com que a Receita recebesse 28.064 declarações na terça-feira, o que é considerado um número expressivo para o estado de Sergipe. Em relação ao aumento significativo de declarações em 2019, o supervisor acredita que isso pode ser em decorrência da divulgação nos meios de comunicação. “Tivemos uma divulgação maior e mais interação com os contribuintes por causa dos meios de comunicação, além das parcerias com universidades, e isso proporciona um crescimento do número”, afirma.

Para quem não conseguiu fazer a declaração durante o prazo estipulado é cobrada uma multa mínima de R$ 165,74, que varia de acordo com os meses de atraso do contribuinte e pode chegar a 20% do atraso aplicado sobre o imposto devido apurado anualmente para aqueles que estão em situação de declaração obrigatória. “Caso o contribuinte tenha sido obrigado a apresentar a declaração, a multa incide no ato da impressão que já vem com o valor exato referente aos meses de atraso. Se ele não estava obrigado a apresentar, mas quer declarar o imposto, ele não tem multa”, esclarece Nilson.

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da documentação podem fazer a declaração no site da Receita Federal a partir desta quinta-feira, 2.

por Juliana Melo e  Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais