Índice que reajusta aluguel sobe 1,98% em junho

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 1,98% em junho, a maior taxa desde fevereiro de 2003 (2,28%). No ano, o IGP-M acumula alta de 6,82% e, nos 12 meses fechados em junho, de 13,44%. Em maio, a alta havia sido de 1,61%. Os dados foram divulgados hoje, 27, pela Fundação Getulio Vargas.

 

Quando foi criado, o IGP-M se destinava a ser um indicador para corrigir alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós-fixadas acima de um ano. Posteriormente passou a ser usado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como energia elétrica.

 

Para calcular o IGP-M, a FGV utiliza a mesma metodologia de outros índices que medem a inflação, como o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI). A diferença entre eles é o período de coleta. O IGP-M, utilizado no reajuste de aluguéis e tarifas de energia, é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

 

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais