Inflação desacelera e fecha julho em 0,53%

A inflação oficial do país recuou em julho e fechou em 0,53%, ante os 0,74% do mês anterior. Com esse resultado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo acumula no ano 4,19%, contra 2,32% dos primeiros sete meses do ano passado.

Ao contrário dos meses anteriores, o grupo alimentação e bebidas, que vinha apresentando altas crescentes, desaceleraram em julho e fechou em 1,05%, contra os 2,11% em junho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), os alimentos contribuíram com 0,24 ponto percentual, ou seja, quase a metade do IPCA de julho.

Nos 12 meses fechados em julho, o IPCA acumula 6,37%, resultado também superior aos 6,06% dos 12 meses fechados junho. Em julho de 2007, a taxa havia sido de 0,24%.

O IPCA é o índice usado pelo governo para fixar as metas de inflação. Para este ano, a meta é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais