Inflação do aluguel dá um salto na primeira prévia de junho e atinge 2,21%

Foto: Arquivo Portal Infonet
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) deu um salto na primeira prévia de junho e chegou a 2,21%. No mesmo período de maio, a alta do indicador foi de 0,47%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O cálculo do IGP-M, índice usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel, levou em conta os preços coletados entre os dias 21 e 31 de maio.

De acordo com a FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) – um dos três formadores do IGP-M – teve alta de 3,14% na primeira prévia de junho, muito acima dos 0,49% de igual período de maio. O item bens finais caiu de 0,11% para -0,65%.

Contribuiu para o movimento o subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 0,06% para -2,66%. Entre os bens intermediários, a variação passou de 0,80% para 1,37%, puxada pelos preços de materiais e componentes para a manufatura, cuja alta passou de 0,72% para 1,58%.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais